Por propositura da deputada estadual Áurea Ribeiro (Republicanos), foi realizado nesta quinta-feira, 4, durante a sessão plenária da Alese, o ‘Fórum Saúde na Menopausa – Estratégias para Prevenção’.
O evento, que foi coordenado pelo departamento médico da Alese, contou com a presença de renomados médicos de diversas especialidades, como a ginecologista Carmen Luiza Leite; o reumatologista Denisson Santos Silva; a cardiologista e presidente da Sociedade Brasileira Regional de Cardiologia Úrsula Costa Burgos e a proctologista Nelma Maria Barbosa da Silva Santana.
Em discurso de abertura, a deputada Áurea ressaltou que a expectativa de vida da mulher brasileira hoje é de 79 anos, portanto, após a menopausa, fase na vida das mulheres que ocorre entre os 40 e 55 anos de idade, elas terão, teoricamente, 29 anos pela frente e a oportunidade de orientações com especialistas serve para alertá-las a cuidarem cada vez mais da saúde e a prevenção é sempre o melhor caminho.
“Dessa forma, podemos atuar proporcionando informações e acesso aos exames preventivos para que a mulher tenha mais qualidade de vida, evitando complicações futuras”, afirmou Áurea.
A deputada ainda pontuou que existem formas de melhorar o dia a dia. Ela explicou que não é preciso conviver com as dificuldades, pois podem ser evitadas com os devidos cuidados médicos e de estilo de vida.
“Lembrem-se que menopausa não é uma doença. As vezes a gente encontra as mulheres reclamando do calor, mas quando nós sabemos administrar os nossos problemas, eles se tornam pequenos”, concluiu.