Áurea Ribeiro defende mais inclusão e direitos sociais para pessoas com Síndrome de Down

Áurea Ribeiro defende mais inclusão e direitos sociais para pessoas com Síndrome de Down

A deputada estadual Áurea Ribeiro (Republicanos) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) no grande expediente na terça-feira, 21, para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down lembrando que uma sociedade inclusiva não existe com plenitude de direitos se um indivíduo é deixado de fora.

Áurea destacou que o Estado de Sergipe tem desempenhado seu papel para garantir cada vez mais a inclusão social de todos os seus cidadãos, e pediu aos seus pares uma soma de esforços e mais atenção com os milhares de sergipanos com essa deficiência. “Para garantir-lhes plena inclusão, fomentando a inserção de pessoas com síndrome de Down no mercado de trabalho e mais acesso à saúde, assegurando atendimento multiprofissional e medicamentos, ”.

Ainda durante o discurso, a parlamentar ressaltou que a Assembleia tem o compromisso de zelar por todos os cidadãos e reafirmou seu compromisso com as pessoas com esta deficiência. “São indivíduos únicos e especiais, que merecem todo o respeito e consideração da sociedade. Precisamos abolir os preconceitos que dificultam a inclusão dessas pessoas na sociedade. É fundamental lembrar que elas têm os mesmos direitos e merecem as mesmas oportunidades que qualquer outra pessoa”, concluiu.

Movimento Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down (DISD) é observado em 21 de março de cada ano, criado pela Down Syndrome International e seu reconhecimento oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi proposto pelo Brasil. Neste dia, pessoas com síndrome de Down e aqueles que vivem e trabalham com elas em todo o mundo organizam e participam de atividades e eventos para aumentar a conscientização e criar uma voz global única para defender os direitos, inclusão e bem-estar destas pessoas.