Prefeitura de Lagarto realizou mais de 1.000 cirurgias de castração em animais do município

Durante o ano de 2023, a Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde, realizou mais de 1.000 cirurgias de castração de cães e gatos do município. O trabalho realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), reforça um compromisso vigoroso com o controle populacional e promoção da saúde desses animais.

O CCZ também realizou 1.670 consultas veterinárias ao longo do ano, além da vacinação em mais de 10 mil cães e gatos. Estas ações desempenham um papel vital na prevenção de doenças, promoção da saúde animal e, consequentemente, da saúde pública.

A castração é uma estratégia eficaz para controlar a superpopulação de animais, evitando assim o surgimento de problemas associados, a exemplo do abandono. Além disso, reduz significativamente o risco de doenças como câncer e infecções. Animais castrados tendem a ter um comportamento mais tranquilo e menos propenso a comportamentos indesejados, como marcação de território e agressividade.

O Programa de castração de cães e gatos é contínuo e acontece semanalmente, tanto para animais de rua, quanto para animais de tutores que recebam até pelo menos dois salários mínimos. Para realizar o cadastro, basta ir até o Centro de Controle de Zoonoses, portando RG, CPF, Comprovante de residência, cartão do bolsa família, contracheque ou número do NIS.

Última atualização em 16 de janeiro de 2024

Da Secom/Lagarto

Artigos Mais Recentes

Artigos relacionados