Sergipana ilustre: Filha de Lampião e Maria Bonita será destaque na Sapucaí

Sergipana ilustre: Filha de Lampião e Maria Bonita será destaque na Sapucaí

A filha dos reis do cangaço tem seu lugar reservado no coração da Imperatriz Leopoldinense, neste carnaval. Única filha reconhecida oficialmente de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, e Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita, Expedita Ferreira, aos 90 anos, vai mostrar na Sapucaí a força do sertanejo.

Convidada pelo carnavalesco Leandro Vieira, Expedita, que mora em Sergipe, aprovou e enredo, já tirou medidas para a fantasia e esteve na quadra da Imperatriz. E em fevereiro, vai ajudar a abrilhantar o desfile na verde e branco de Ramos.

“Ela vai desfilar aos pés de Lampião, seu pai, fechando com chave de ouro a apresentação da Imperatriz. Virá coroando a força e a riqueza cultural do povo sertanejo”, disse Leandro.

Com o enredo “O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida”, a Imperatriz se baseia em cordéis nordestinos para contar a divertida e imaginária história de Lampião, depois de morto, sendo rejeitado no inferno e no céu.

“Mas abraçado, acolhido e cantado em verso e prosa pela Imperatriz como representante e expoente de uma cultura sertaneja de grande valor”, disse o carnavalesco.

Expedita, que nasceu em 1932, cinco anos antes da morte de Lampião e Maria Bonita, contou que tem poucas lembranças dos pais.

Criada até seus 8 anos por um casal de vaqueiros amigos de Lampião — já que crianças não eram permitidas no bando de cangaceiros — e depois pelo tio João Ferreira, ela vai desfilar acompanhada de filhos, netos e amigos, que virão em vários setores da escola.

Por Alba Valéria Mendonça, g1 Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MemberPress Pro