Yandra Moura contrata réu por corrupção para assessorar seu mandato parlamentar

Yandra Moura contrata réu por corrupção para assessorar seu mandato parlamentar

Deputada federal de primeiro mandato, Yandra Moura é assessorada por Walterson da Costa Ibituruna, figura conhecida do noticiário político em Brasília e no Rio de Janeiro por envolvimento em casos de desvios de recursos públicos.

Walterson é réu por corrupção perante a Justiça Federal, conforme o jornal O Globo, num processo que apura supostas irregularidades envolvendo emendas parlamentares da então deputada federal pelo Rio de Janeiro Almerinda de Carvalho.

De acordo com o jornal O Globo, Walterson atuou por cinco anos como assessor da deputada Almerinda, uma das denunciadas pela Procuradoria-geral da República na chamada Máfia das Sanguessugas, envolvendo a apresentação de emendas parlamentares, área cujo acompanhamento era de responsabilidade do agora assessor de Yandra.

Walterson, que recebe mais de R$ 15 mil no gabinete da pré-candidata à prefeita de Aracaju, chegou a ser citado no relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso que investigou o esquema de compras superfaturadas de ambulâncias para prefeituras usando dinheiro do orçamento da União.

Em 2017, então líder do Governo Temer no Congresso, André Moura conseguiu emplacar Walterson numa diretoria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) responsável por gerir o orçamento do órgão, estimado em R$ 80 milhões anuais, à época.

https://oglobo.globo.com/politica/nomeado-para-diretoria-de-agencia-do-governo-reu-por-corrupcao-21981114