Vitória da inclusão: PL da deputada Áurea Ribeiro que cria medidas de proteção e direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista é aprovado na Alese

Vitória da inclusão: PL da deputada Áurea Ribeiro que cria medidas de proteção e direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista é aprovado na Alese

”A intenção do meu projeto também é de conscientizar a sociedade do desafio de integrar o autista à cidade em que ele vive, à medida que este selo funcionará como reconhecimento aos municípios que atuem ativamente em prol da causa”

Sempre engajada na construção de políticas públicas efetivas, a deputada estadual Áurea Ribeiro (Republicanos) teve mais um importante Projeto de Lei aprovado.

Nesta terça-feira, 30, a Assembleia Legislativa de Sergipe aclamou o PL nº 37/2024 que institui o “Selo Sergipe Amigo do Autista”, que dispõe sobre medidas que garantam a proteção e direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares.

Como funcionará

Para aderir ao Selo, o Município deve apresentar um plano de ação, projeto e/ou política pública voltada para a garantia de direitos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de modo a proporcionar mais acessibilidade e inclusão social. Não apenas os municípios, bem como a iniciativa privada e/ou entidades poderão participar em parceria com o Poder Público.

Embora no Brasil existam muitas diretrizes gerais de inclusão ao autista, foi criada a Lei nº 12.764/2012, que estabelece uma política nacional de proteção aos direitos da pessoa com autismo, onde elas passam oficialmente a ser considerados como pessoas com deficiência.

“Dentre os direitos, o autista passa a ser beneficiado com as políticas de inclusão, dentre as quais está à educação, onde poderá estudar em escolas regulares de Ensino Fundamental e Médio, públicas e particulares, e ainda caso seja necessário, poderão ter um acompanhante especializado”, justificou a parlamentar.

Ainda de acordo com a deputada, é de suma importância que todas as políticas públicas sejam, cada vez mais, inclusivas, no sentindo de que cada medida deve ser pensada e planejada incluindo este grupo na execução.

“Infelizmente, os municípios sergipanos não foram projetados como ambientes inclusivos no geral, especialmente quando se trata de pessoas autistas. A intenção do meu projeto também é de conscientizar a sociedade do desafio de integrar o autista à cidade em que ele vive, à medida que este selo funcionará como reconhecimento aos municípios que atuem ativamente em prol da causa, além de funcionar como uma sinalização de um ambiente mais receptivo a este público. Esse é um avanço bem significativo e de grande valia. Não tenho dúvida de que a cidade que respeita e garante os direitos dos autistas, agrega um valor enorme ao legado do seu gestor, finalizou, Áurea.

O PL agora segue para apreciação e sanção do Governador Fábio Mitidieri.

free da pa checker
meritking giriş
galabet giriş
deneme bonusu veren siteler
deneme bonusu veren siteler
casibom
grandpashabet 2198
misbahis
maltcasino güncel giriş
casibom güncel giriş
casibom mobil