Posse de Carlos Milton é mantida pelo TRE-SE, mas futuro ainda depende do TSE

Posse de Carlos Milton é mantida pelo TRE-SE, mas futuro ainda depende do TSE
Compartilhar

O imbróglio jurídico que envolve a eleição em Capela continua. Após a decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que anulou o julgamento anterior, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) manteve a posse de Carlos Milton Mendonça Tourinho Júnior como prefeito do município. A decisão foi publicada em 24 de dezembro de 2024 e garantiu a permanência do gestor no cargo, mesmo com seu registro de candidatura ainda sob análise.

O caso teve início quando a candidatura de Carlos Milton foi indeferida em primeira instância, sob a alegação de falta de desincompatibilização do cargo de Secretário de Obras. O TRE-SE, entretanto, reverteu a decisão e validou a participação do então candidato, que acabou sendo eleito com 53,73% dos votos válidos.

A reviravolta veio em 18 de dezembro, quando o ministro Kassio Nunes Marques determinou a anulação do julgamento no TRE-SE e devolveu o processo para novo exame. Contudo, como a decisão não foi definitiva e não trazia ordem expressa para impedir a posse, o presidente do Tribunal Regional autorizou a diplomação e posse de Carlos Milton.

Na prática, Capela tem hoje um prefeito no cargo, mas com mandato sob risco. Até que o TSE dê uma palavra final, a gestão de Carlos Milton seguirá sob a sombra da insegurança jurídica, com reflexos diretos tanto na política local quanto na estabilidade administrativa do municipío.