Gustinho Ribeiro não nega que esteja pavimentando caminho pro Senado. Terá chance?

Gustinho Ribeiro não nega que esteja pavimentando caminho pro Senado. Terá chance?

No palco da política brasileira, a dança das cadeiras promete novos rostos e uma disputa de tirar o fôlego. Um deles é Gustinho Ribeiro, deputado federal e um nome em ascensão no cenário político de Sergipe.


Este moço de difícil comunicabilidade, que também assumirá o comando do Republicanos no Estado de Sergipe, pode vir a concorrer a uma das duas vagas do Senado em 2026 com o apoio dos governistas sergipanos.

Mas será que esse neto do grande Rosendinho Ribeiro tem o que é necessário para se ganhar o coração dos sergipanos numa peleja que velha o mandatão de oito anos no tapete azul do Planalto Central do Brasil?

Nos bastidores sergipanos, o burburinho em torno disso é constante. Apesar da enorme distância que ainda separa o hoje do dia do pleito, há quem diga que um acordo já foi feito com a base governista para lançar Gustinho Ribeiro e Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju, como pré-candidatos ao Senado.

Sem dúvida, essa seria uma dobradinha que teria tudo para ser uma combinação perfeita, abraçando tanto a capital quanto o interior do Estado, a partir de uma cidade-chave faltando apenas combinar com o técnico russo da piada futebolística que esta Coluna não vai explicar de tão repetidamente que ela se fez.

O jovem deputado federal de Lagarto tem uma trajetória promissora e resultados animadores no exercício dos seus mandatos e de suas disputas – por mais que isso deixe os Reis de cabelos “arrupiados”.

Gustinho Ribeiro é um defensor do municipalismo e tem se destacado no cenário nacional por atrair investimentos para Sergipe. Gustinho tem esposa – Hilda Ribeiro – prefeita de Lagarto, mas que em 2025 não estará mais no mando e tem mãe – Áurea Ribeiro – deputada estadual que tem mais carisma e poder de comunicação do que ele. E tudo isso conta a favor dele. Mas será que o suficiente para conquistar a vaga no Senado? A vontade de Gustinho e a distância com a qual se programa para essa disputa são pesos também consideráveis e leváveis em conta.

A eleição de 2026 trará uma renovação de dois terços – duas das três vagas – dos senadores, e Gustinho Ribeiro pretende ser um dos rostos dessa nova safra de políticos ávidos por espaço no Congresso Nacional – arriscando, inclusive, sua reeleição para um terceiro mandato de federal.

Com sua vasta experiência no Legislativo – já foi vereador lagartense, deputado estadual por dois mandatos e está no segundo na Câmara Federal -, Gustinho tem a bagagem necessária, sim, para enfrentar essa batalha.

Mas, que fique claro: na política nada é garantido. O apoio do governador Fábio Mitidieri pode ser uma peça-chave para Gustinho Ribeiro, mas apenas a performance nas urnas – e antes delas – dirá se ele será capaz de conquistar os votos e o coração dos eleitores sergipanos.

Fato é que a disputa política sergipana está prestes a iniciar mais uma batalha, e os espectadores atentos devem acompanhar de perto cada movimento, cada aliança e cada decisão. Que vença o melhor. Mas que, acima de tudo, os interesses do povo de Sergipe e do Brasil estejam sempre em primeiro plano.

Via Jozailto Lima (Portal JL Política)