Delegada Katarina destaca conquista histórica: Sergipe amplia efetivo e garante progressão nas carreiras militares
A segurança pública de Sergipe ganhou um novo fôlego após a aprovação, pela Assembleia Legislativa, e a sanção do governador Fábio Mitidieri de dois projetos de lei que fortalecem a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. As medidas representam valorização das tropas, abertura de novos espaços para concursados e maior fluidez na progressão das carreiras.
A Lei Complementar 09/2025 reduz de dez para nove anos o tempo exigido para a promoção por tempo de serviço de soldado para cabo, amplia o número de tenentes e prevê o aumento do efetivo da PM de 6.600 para 6.845 militares. Já a Lei 229/2025 amplia o efetivo do Corpo de Bombeiros de 1.194 para 1.318 integrantes, corrigindo distorções e destravando promoções há muito aguardadas.
A deputada federal Delegada Katarina, que atuou diretamente para que os projetos não fossem engavetados, destacou o caráter histórico da medida. Para ela, o avanço representa respeito e reconhecimento às tropas. “São alterações importantes e necessárias para a nossa segurança pública. Tenho a honra de ter participado dessa conquista que fortalece ainda mais nossas forças de segurança”, afirmou.
Com as novas leis, o Estado sinaliza reconhecimento aos militares, fortalece a estrutura operacional das corporações e busca entregar melhores condições de trabalho e proteção à população sergipana. Trata-se de um passo estratégico para consolidar tanto a valorização dos profissionais quanto a eficiência do serviço prestado à sociedade.