Conselho de Ética deve decidir afastamento de cinco deputados após confusão no plenário

Conselho de Ética deve decidir afastamento de cinco deputados após confusão no plenário
Compartilhar

O clima ferveu na Câmara dos Deputados e agora pode custar caro para parlamentares de diferentes partidos. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos), recomendou a punição de afastamento do mandato, por até seis meses, para Marcos Pollon (PL), Zé Trovão (PL), Júlia Zanatta (PL), Marcel van Hattem (Novo) e Camila Jara (PT).

A decisão, que ainda depende do aval do Conselho de Ética, é consequência da confusão ocorrida durante a retomada dos trabalhos no plenário. Camila Jara foi acusada por Nikolas Ferreira (PL-MG) de tê-lo empurrado — algo que a deputada nega. Já Pollon, último a resistir, precisou deixar a cadeira da presidência para que Motta reassumisse o comando.

Segundo partidos de esquerda, Zé Trovão teria tentado impedir fisicamente o presidente da Câmara de retornar à Mesa Diretora. Júlia Zanatta e Marcel van Hattem também foram apontados por participação ativa na obstrução.

Agora, o caso segue para o Conselho de Ética, que deve avaliar, nos próximos dias, se a confusão vai custar até meio ano de afastamento para os envolvidos.