Salgado é o único município com alto índice de infestação pelo Aedes, aponta LirAa
De acordo com o quinto Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado nesta segunda-feira, 23, pela Secretaria do Estado da Saúde, Sergipe tem apenas um município com alto índice de infestação do mosquito da dengue, zika e chikungunya: Salgado.
No último LirAa, divulgado no dia 29 de Julho, seis municípios estavam com alto índice de infestação, o que representa uma redução de 83%.
Ainda conforme o LirAa, outros 38 municípios estão em situação de médio risco e 35 de baixo risco. O LIRAa mede a presença do vetor nas localidades pesquisadas, utilizando uma escala como medida de avaliação e monitoramento, sendo que índice satisfatório vai de 0 a 0,9; média infestação de 1,0 a 3,9; e alto risco estando acima de 4,0.
Os municípios que estão com índice zero para infestação do mosquito são Feira Nova, Pacatuba, Siriri, Canhoba e São Francisco. Entre as cidades em médio risco, com índice próximo de 4,0, estão Simão Dias (3,3), Boquim (3,3), Pedra Mole (3,3), Itabaiana (3,1) e Nossa Senhora das Dores (3,1).