O “Festival da Mandioca – 2023” está lançado oficialmente; confira a Programação!
Em evento realizado na manhã desta sexta-feira, 12, no anfiteatro do Balneário Bica, que contou com as ilustres presenças do deputado Federal Gustinho Ribeiro; da deputada estadual Áurea Ribeiro; de diversos vereadores e de secretários executivos, a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, fez o lançamento oficial do “Festival da Mandioca – 2023” (festejos juninos do município).
Com organização das Secretarias Municipais da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), a programação se estende por um mês inteiro e abrange uma agenda festiva e cultural não só na sede, como também em várias comunidades da nossa zona rural.
Vamos conferir!
Já começa no dia 28 de maio, com a “Retirada do Mastro”, Patrimônio Imaterial do município, conforme a Lei nº 1.091 de 27 de março de 2023. A partir da 8h da manhã, os participantes e público em geral se concentram na comunidade rural do Limoeiro, onde derrubam uma árvore de eucalipto (oriunda de reserva legal de reflorestamento) e saem em cortejo ao som das bandas “Seeway Elétrico” e “Saia Rodada Elétrica” e na chegada ainda tem show com a atração local “Trio Xamêgo do Forró”.
Dia 31/05, a partir da meia-noite, nós daremos boas-vindas ao mês de junho com a tradicional e centenária ´Silibrina´. Guerra de busca-pés e espadas de fogo, semelhante a que ocorre no município de Estância. Este ano devidamente autorizada e em novo local.
Dia 3/06 – tem o “Arraial da Rua de Laranjeiras, com shows de Aline Souza e Ivânio Ramos.
Dia 9 de junho, a partir das 19h, no Ginásio de Esportes “O Ribeirão”, a gente conhece a musa oficial do evento, com o “Desfile de Escolha da Rainha do Festival da Mandioca”. As inscrições seguem até o próximo dia 23/05 através do link https://lagarto.se.gov.br/secretarias/secult/atencao-meninas-inscricoes-abertas-para-rainha-do-festival-da-mandioca-2023/
De 13 a 17 de junho, também no ´Ribeirão´, acontece o “Concurso de Quadrilhas Juninas de Lagarto” que deve premiar os cinco melhores grupos com uma premiação total de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). As inscrições seguem até o dia 19/05 através do link https://lagarto.se.gov.br/secretarias/secult/chega-pra-ca-cumpadi-e-cumadi-que-ja-estao-abertas-as-inscricoes-para-o-5o-concurso-de-quadrilhas-juninas-de-lagarto/
Dia 18/06 tem o “Casamento Caipira do Povoado Brejo” com ´carroceata´, cavalgada e shows musicais com Tayrone Cigano, Marcos Paiol, Simone Fernandes e Rinaldo Coquetel.
Na tarde do dia 21 de maio, as ruas do nosso centro histórico são tomadas por um belíssimo “Cortejo Folclórico” que envolve brincantes tanto do município como também de todo o Estado e de regiões circunvizinhas.
E nos dias 23, 24, 28 e 29, teremos o ápice da programação com grandes atrações na Praça de eventos do Tanque Grande. Confira os dias e as atrações. (Obs.: em ordem aleatória de apresentação).
Dia 23/06 – Gustavo Mioto, Avine Viny, Samyra Show, Dhi Piseiro, Antenor Nunes e Carlos Rabelo.
24/06 – Alceu Valença, Ana Castela, Zoeirões do Forró, Igor Sanfona, Lourinho do Forró, Cássio Júnior e Fabrício Sandes.
28/06 – Xandy Avião, Zé Vaqueiro, Adelmário Coelho, Helder Nascimento, Walter Nogueira e Forró 10.
Dia 29 – Wesley Safadão, Nattanzinho, Danielzinho Caceteiro, Paulo Santos, Cintura Fina e Walasse Dhi Mamãe.
Pensa que acabou? A programação avança pelo mês de julho
Dia 2 – tem o “Casamento do Matuto do Povoado Colônia 13” com ´carroceata´ e show musical de atração nacional na Praça Santa Luzia.
Dia 09/07 – “Casamento Caipira do povoado Jenipapo” e encerrando no dia 16/07 com o “Casamento Caipira do Povoado Brasília”. As atrações para estes três eventos estarão sendo anunciadas em breve.
Convém frisar que o Festival da Mandioca é todo proporcionado por Recursos Federais. Vale destacar que, graças a uma Lei municipal instituída pela atual gestão, 50% das atrações inseridas na programação total são locais.
De acordo com a prefeita Hilda, este grande evento, que chega a sua 10ª edição, consolidado como o maior festejo junino em um raio de 90km não deve ser visto apenas como entretenimento.
“Nós consideramos um investimento no Turismo do município e turismo significa mais emprego e renda. Durante a realização, estimamos a circulação de R$ 40 milhões de reais nos mais diversos setores da economia local, com uma previsão de geração de 1.000 empregos diretos, atuando na realização do evento. Ganham os setores de confecção, calçados, bebidas em especial os ambulantes que vão faturar com suas mercadorias em toda essa extensa programação, além de hotelaria, gastronomia em geral; os serviços de taxi, mototáxi e motoristas de aplicativos; as costureiras que precisam dar conta de tanta roupa. Enfim, Lagarto e os lagartenses sempre têm a ganhar com o Festival e por isso procuramos sempre fazê-lo melhor e maior a cada ano”, destacou a gestora.