Inscrições para o Sisu começam hoje; confira o cronograma completo

O site disponibiliza informações sobre processos seletivos para o ensino superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em faculdades privadas e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com financiamento especial para cursos superiores.

resultado do Sisu, educação. MEC

Estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa seleciona estudantes para vagas nas instituições públicas de ensino superior. O prazo iniciado hoje (16) vai até o dia 24 de fevereiro. Para se inscreverem, os estudantes devem acessar o Portal Acesso Único do Ministério da Educação.

site disponibiliza informações sobre processos seletivos para o ensino superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em faculdades privadas e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com financiamento especial para cursos superiores.

Todos os processos seletivos têm por base as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o Ministério da Educação, “os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies”.

Cronograma 

Com o fim das inscrições, em 24 de fevereiro, os candidatos terão a oportunidade de conferir o resultado da chamada regular no dia 28 do mesmo mês. De 2 a 8 de março, ocorrerá a fase de matrícula. Para participar da lista de espera, o estudante que não tiver sido contemplado na chamada regular poderá manifestar interesse entre os dias 28 de fevereiro a 8 de março. A convocação dos candidatos da última etapa, por parte das universidades, está prevista para ocorrer a partir de 13 de março.

Serão mais de 226 mil vagas disponibilizadas em 128 instituições públicas de ensino superior participantes, sendo 63 universidades federais. Ao todo, são 6.402 cursos de graduação. No site do Sisu, é possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos, turnos, instituições e localização.

A antecipação da publicação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022, que ocorreu na última semana, possibilitou aos estudantes a oportunidade de se prepararem com mais antecedência para concorrer aos processos seletivos que dependem das notas da prova. Como o caso do Sisu, em que o interessado precisa ter participado – sem ser na condição de treineiro – do Enem e tirado nota acima de zero na prova de redação.

por João Paulo Schneider 

Com informações da Agência Brasil e MEC