Perfil: A lagartense Áurea Ribeiro é eleita deputada estadual

Destaques

Representando uma das renovações da Assembleia Legislativa de Sergipe, que a partir de 2023 contará com cinco mulheres parlamentares, a lagartense Áurea Ribeiro, aos 66 anos, foi eleita neste domingo (2), para deputada estadual. Este será seu primeiro mandato político.

Filiada ao Republicanos, ela obteve 26.200 (vinte e seis mil e duzentos) votos, lhe conferindo a 11ª posição entre os 24 deputados.

Áurea é mãe do deputado federal Gustinho Ribeiro, (Republicanos) que se reelegeu para seu segundo mandato consecutivo para Câmara Federal.

Quem é Áurea Ribeiro?

Áurea é uma sergipana, lagartense, nascida na Povoado Santo Antônio. Fui a 11ª dos doze filhos de Dona Maroca, com seu José Salustiano Filho, (agricultor).

Família

Da união com Dr. Luiz Augusto, nasce Polyana e, quatro anos depois, vem , Gustinho, que lhe deram três netos que são sua vida: Rafaela, Helena e Luiz Augusto. Áurea é sogra de Duílio, ex-prefeito do município de Salgado e da atual prefeita de Lagarto Hilda Ribeiro.

Trabalho

Apaixonada por corte e costura, enfim, por moda, há 40 anos ela montou uma empresa de confecções em Lagarto, depois em Aracaju, gerando dezenas de empregos diretos e indiretos, valorizando o trabalho e o talento de cidadãos e cidadãs.

Experiência

Cursou Serviço Social e abraça a Assistência Social, que é sua grande paixão.

“Meu lema é olhar e cuidar de quem precisa. Porque nós mulheres já nascemos com essa missão: de diminuir as desigualdades sociais e garantir que os direitos e políticas sociais sejam aplicados para todos os cidadãos e cidadãs. Gosto de estar sempre perto das pessoas” se auto define.

Áurea e a Política

Sempre foi apaixonada pela política! Tudo o que sabe aprendeu com seu saudoso sogro, o ex-deputado estadual Rosendo Ribeiro Filho, o “Ribeirinho”, um dos maiores líderes políticos, que muito fez pela grandeza de Lagarto e de Sergipe. Áurea acompanhou, passo a passo, todas as suas últimas campanhas e mandatos. Desde então ela sempre esteve presente nas principais decisões políticas e sociais do Estado.

Por que se lançou como candidata?

“Primeiro, porque desejava aumentar ou igualar o número de mulheres na nossa Alese. Mas o meu maior objetivo como pessoa pública, aquele que sempre defendi ao longo da vida, a bandeira das mulheres. Sobretudo daquelas que procuram ter vez e voz. Meu grande sonho é poder atuar intensamente na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O direito às políticas sociais, à saúde, à escola, ao trabalho, ao lazer, deve ser uma realidade para cada cidadão e cidadã. Com este propósito é que me lancei a uma vaga na Alese, que graças a Deus e ao povo, conquistamos neste domingo”.

Mensagem para seus eleitores, especialmente as eleitoras.

Nós mulheres, não queremos ser superiores, queremos respeito. Precisamos abrir mais caminhos, pois só assim conseguiremos nos posicionar como merecemos na sociedade; quebrando barreiras e preconceitos. É preciso ampliar os meios de prevenção e ação contra a violência doméstica e os de assédio, seja moral ou sexual. Prezo pela promoção e o fortalecimento do protagonismo e da liderança feminina, bem como fazer valer todos os nossos direitos conquistados até aqui. Esse mandato será dedicado a vocês.

No mais, só me resta a agradecer pela oportunidade que me foi dada e será honrada com muito trabalho e defesa dos interesses dos sergipanos.

1 thought on “Perfil: A lagartense Áurea Ribeiro é eleita deputada estadual

  1. Nossa deputada estadual eleita graças a nosso bom Deus não abro mão dos Ribeiros por que sei que são verdadeiros 🙌🙏👏👏❤️🌹🌹

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *