Eleições 2022: Veja quem são os pré-candidatos ao governo de Sergipe

A poucos meses das eleições, Sergipe já possui pelo menos oito pré-candidatos ao governo do estado. Veja a lista abaixo.

Todos os nomes que vão disputar o cargo devem ser formalizados nas convenções partidárias, que podem ser realizadas no período de 20 de julho a 5 de agosto.

Após a escolha, as siglas poderão solicitar o registro das candidaturas perante a Justiça Eleitoral.

Alessandro Vieira (PSDB): Atualmente senador, foi delegado da polícia civil de Sergipe e entrou para política em 2018, quando concorreu pela primeira vez a uma eleição. Eleito para o senado pelo Cidadania, ele deixou o partido em março deste ano e se filiou ao PSDB, e tempos depois escolhido pelo partido para ser pré-candidato ao governo do estado.

Antônio Cláudio (DC): O médico geriatria e presidente da Associação dos Amigos dos Idosos do Brasil já foi secretário de saúde dos municípios de Itabaiana e Macambira e deve disputar a sua primeira eleição. Como presidente do conselho municipal do idoso de Aracaju, ele foi responsável pela implantação da Lei Salve, destinada ao combate à violência contra o idoso.

Elinos Sabino (PSTU): LAGARTENSE, servidor público federal, Elinos Sabino dos Santos, é o pré-candidato do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) em sua primeira eleição. Com mais de 40 anos de militância social, ele já foi vendedor, trabalhador rural e professor.

Fábio Mitidieri (PSD): O deputado federal, Fábio Mitidieri, já se afastou do cargo para a disputa eleitoral do cargo de governador do estado. Do mesmo partido do atual governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, Mitidieri já foi vereador de Aracaju e em 2015 assumiu o cargo na Câmara Federal.

João Fontes (PTB): Advogado por formação, João Fontes já ocupou cargos públicos no município de Aracaju. Foi deputado federal (2003-2007), é presidente estadual do PTB e pré-candidato ao cargo de governador. O político já pertenceu ao Partido dos Trabalhadores (PT) , Partido Liberal (PL), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e pretende disputar o próximo pleito pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Niully Campos (PSOL): A única mulher pré-candidata ao governo de Sergipe é professora de direito penal e advogada criminalista. Ela é destacada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) pela forte militância em defesa dos direitos das mulheres e dos direitos sociais.

Rogério Carvalho (PT): [LAGARTENSE], Formado em medicina ele se aproximou da política através da atuação no movimento estudantil, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Durante a carreira , ele já ocupou os cargos de secretário da saúde de Aracaju e do estado. Além de ser eleito para os cargos de deputado estadual, federal e senador em 2018.

Valmir de Francisquinho (PL): Representante do Partido Liberal (PL) em Sergipe, o ex-vereador, ex-prefeito da cidade de Itabaiana e pré-candidato ao governo do estado ainda precisa de uma vitória judicial para seguir na disputa. Ele está inelegível por oito anos após uma decisão do Tribunal Regional Eleitora de Sergipe mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em virtude de abusos de poder político e econômico nas eleições de 2018. Na época, Valmir era prefeito do município de Itabaiana e, teria participado em “excesso” da campanha do filho, que era candidato à Assembleia Legislativa do Estado.

Via G1 Sergipe

Artigos Mais Recentes

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui