A Central de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES) começou a distribuir aos 75 municípios, na manhã desta segunda-feira (29), 46,3 mil doses de vacinas contra a Covid-19, e informou a ampliação da imunização para idosos entre 67 e 69 anos. Em Lagarto, a secretaria municipal já informou que a imunização da parcela deverá ter início amanhã (30).

Os imunizantes chegaram ao estado na sexta (26). “Assim que a gente recebeu as doses, fez uma reunião, e com a estimativa do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], que é nossa base de dados, identificou que conseguiria colocar mais uma faixa etária com o total de doses que recebemos. Então nós vamos iniciar essa semana já para 67 a 69”, disse a responsável pela Central de Imunização, a enfermeira Ana Beatriz Lira.

“Os municípios estão recebendo hoje de manhã. Aracaju e Socorro já vão fazer a retirada na nossa central. Os municípios já podem se organizar também para incluir essa faixa etária. A gente só lembra que cada município está fazendo um cronograma com faixas etárias para evitar aglomeração”, completou. Até esse domingo (28), a SES havia distribuído 184.625 mil doses da primeira remessa aos municípios. Destas foram aplicadas 150.071. Referente à segunda dose, foram distribuídas 65.524, sendo aplicadas 41.819 doses.

Panorama local

Conforme verificado pelo O Papa-Jaca, entre os 7 municípios sergipanos com mais de 50 mil habitantes e, com isso, o maior desafio de aplicar as vacinas, Lagarto figura em terceiro no ranking de injeções executadas com 85% de aplicações com relação aos frascos recebidos para 1ª dose – média no estado é de 81,28%. Já a reaplicação está em 62% na cidade, com média estadual de 63,82%.

Com informações de G1 SE