Sala de Reboco estreia na próxima quarta-feira (17), às 10h através do canal da TV Serigy no Youtube. A produção fará parte da grade de programação da TV, sendo transmitida todas às quartas-feiras com apresentação de Luis Laércio.

O programa pretende ser um espaço para a promoção da cultura popular e das letras dentro do município de Lagarto e no centro-sul sergipano, fazendo com que a audiência tenha contato com o dia a dia dos entrevistados e suas produções. O ‘Sala de Reboco’ será dividido em dois blocos. Na primeira parte, o apresentador conversará com músicos, cantores e artistas em geral. Já na segunda, o quadro Café Poético e Filosófico promove uma dialética com literatos lagartenses e de cidades circunvizinhas; neste segundo momento, Luis Laércio recepcionará a cultura erudita, livresca e as culturas popular e de massa.

Luís Laércio Gerônimo é natural de Pão de Açúcar-AL, onde implantou o Movimento Café Poético e Filosófico, mas reside em Lagarto desde 2013. Pós-graduando em Teologia e História das Religiões pela Faculdade Faveni do Espírito Santo, além de escritor, é historiador e atualmente acadêmico em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Também integra a Academia de Letras de Pão de Açúcar, a Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil (ALCIBRAS); é membro correspondente da Academia Internacional Letras, Artes e Ciências (ALPAS 21) de Cruz Alta-RS.

Servidor público Federal pela Universidade Federal de Sergipe, hoje lotado no Campus de Lagarto e no Hospital Universitário de Aracaju, em Sergipe Laércio é integrante da Academia Literocultural de Sergipe (ALCS), assim como do Café Poético Sergipano de Aracaju. Segundo Luis Laércio, com o auxílio de alguns literatos lagartenses, implantará o Movimento Literário Café Poético e Filosófico em Lagarto, que terá como Patrono, Sílvio Romero, de quem é grande admirador.

“Lagarto é um celeiro artístico, com nomes que enaltecem a lagartinidade, tanto no passado, como no presente. Implantei em 2020 um café poético e filosófico em Pão de Açúcar, sertão de Alagoas, minha terra natal, mas há muito tempo desejava fazer isso também em Lagarto, pois já havia observado alguns movimentos culturais na cidade”, explicou Luis.

De acordo com o agente cultural, as manifestações artísticas da cidade como a dos grupos de teatro Cobras & Lagartos e o 7Panos Coletivo de Artes Integradas, a poesia de Assuero Cardoso e dos saraus, além do trabalho dos historiadores Claudefranklin Monteiro e Floriano Fonseca, para além de expressões de outros segmentos da cultura lagartense, alimentaram o seu desejo de promover cultura na Cidade Ternura.

Segue Laércio: “(…) Resolvi lançar a proposta ao poeta maior de Lagarto, Assuero Cardoso que me acolheu muito bem e ao Dr. Claudefranklin Monteiro que se somou ao nosso projeto literário. O Café Poético e Filosófico de Lagarto, tem como objetivo estreitar os laços entre aqueles que fazem o saber literário e a cultura popular, a cultura de massa e aproximar o mais perto possível, o povo Lagartense a conhecer e se fazer pertencente a nossa cultura e afirmar ainda mais, a nossa identidade cultural.”

O ‘Sala de Reboco’ receberá o cantor David Santos da banda Big Love e o poeta Assuero Cardoso em sua estreia na TV Serigy, próxima quarta-feira, às 10h, com transmissão no Youtube pelo canal @tvserigyoficial.