Com o reinício das obras de alvenaria, o Shopping Rocha – em Lagarto – passou a ganhar corpo. O Papa-Jaca teve acesso a imagens áreas de um fórum com registros fotográficos dos engenheiros da construção que retratam seu desenvolvimento. Dono absoluto, o empresário Zezé Rocha visitou a estrutura ao lado do jogador Diego Costa nos últimos meses, o que soou como sinal de que, finalmente, novela da obra pode ter um fim.

O empreendimento começou a se erguer em 2012, mas embargo da Secretaria de Meio Ambiente, que durou alguns meses, e, principalmente, recuos atrasaram seu andamento em uma década. O planejamento inicial previa 156 lojas (caindo para 140 e, agora, estando em 120), 6 megalojas (hoje são 5), 5 salas de cinema (atualmente são 4), além de um centro empresarial e um hipermercado (que cogita-se ser o BomPreço) – tudo isso distribuído em três pisos.

Em março passado, O Papa-Jaca exibiu com exclusividade que uma de suas estruturas metálicas, arqueada em formato colmeia, foi destaque na revista da Associação Brasileira de Construções Metálicas (ABCEM). Parte precisou concentrar um exército de carretas – de 12 e até 15 metros – para transportar 450 toneladas de aço e levou 4 meses para ser concluída.

De acordo com o engenheiro Ricardo Almeida Oliveira, o maior desafio da estrutura, porém, foi a execução. “Foi necessário fazer um cimbramento para suportar o peso próprio das estruturas antes da conclusão de sua montagem”, explica. O engenheiro destaca ainda que as estruturas metálicas permitiram a arquitetura desenvolver um projeto de cobertura “bastante arrojado e com formato orgânico”.

Confira: