Há 9 anos aguardando o início dos serviços de humanização do bairro, moradores do Loiola II seguem sofrendo com transtornos diante da falta de infraestrutura adequada. Na tarde do último sábado (27), populares gravaram um vídeo denunciando o abandono de uma das ruas da comunidade. A filmagem foi compartilhada com exclusividade pelo O Papa-Jaca.

Uma menina passeava de bicicleta pelo relevo irregular do bairro, quando perdeu o controle da bicicleta e acabou caindo numa boca-de-lobo – vindo a machucar os lábios. Utilizada para evitar alagamentos, a estrutura também é conhecida como meio fio vazado e compõe um dos passos anteriores à pavimentação.

O Papa-Jaca apurou que o serviço de reestruturação do Loiola II deveria ter sido concluído em novembro do ano passado – 180 dias após a assinatura da ordem de serviço pela prefeita Hilda Ribeiro, em 15 de maio. O recurso de R$1,1 milhão para a região estava travado desde 2012 e, de lá pra cá, sua liberação foi promessa de campanha de diversos políticos lagartenses – inclusive da prefeita. No entanto, apesar do marketing em torno do reinício, obra permanece parada até a presente data.

Nossa equipe procurou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEMDURB), atualmente chefiada por Igor Almeida. De acordo com a pasta, o serviço foi interrompido após a empresa licitada alegar a necessidade de um aditivo de maquinário em virtude de uma camada de rochas que dificulta a drenagem na localidade. “Eles [a empresa] precisaram de uma nova máquina e depois pediram prorrogação do prazo por mais seis meses”, diz o secretário.

No entanto, segundo Almeida, mesmo com a solicitação atendida, a empresa não quis executar o serviço e a pasta “no meio de fevereiro, perto do dia 20” decidiu encerrar o contrato e abrir uma nova licitação “em até 30 dias”, conta. O Papa-Jaca questionou o porquê do contrato só ter sido encerrado agora, uma vez que obra teve início em maio de 2020; o secretário respondeu que apenas assumiu a tarefa no Loiola II em janeiro, após a posse, não sabendo informar sobre o período anterior.

Assista: