Com aumento de casos confirmados da Covid-19 na cidade, e no momento em que o estado de Sergipe passa pelo pico da pandemia, parte do comércio de Lagarto continua abrindo as portas. Sem uma nova determinação da Prefeitura Municipal, alguns empresários falam em fechamento dos estabelecimentos.

Há pouco mais de um mês, cedendo à pressão dos comerciantes, a prefeita Hilda Ribeiro criou o Comitê Gestor de Retomada Econômica (COMGERE), idealizado para criar um plano de flexibilização em diálogo com outras entidades do município; a reabertura seria gradual, mas nada teria sido estabelecido, e constatou-se que lojistas permaneceram abrindo as portas, até que a decisão judicial da Justiça Federal de Sergipe suspendeu a retomada implantada pelo Governo do Estado, o que levou a Polícia Militar de Lagarto (PML) a agir.

Circulou nas redes sociais um vídeo em que o empresário Júnior Confecções, em tom eufórico, chama a atenção da população e alerta para a necessidade do fechamento do comércio, devido à continuidade do crescimento do número de infectados em Lagarto.

Júnior fala em reunião entre os comerciantes, mas é categórico no fim do vídeo: “vamo fechar!”.

Na publicação, Júnior chega a proferir a expressão “acorda Lagarto!”, logo em seguida informando que haveria uma reunião entre os comerciantes locais para a tomada de decisões quanto ao fechamento do comércio.

O lojista foi o pivô da campanha para a reabertura do comércio pouco antes do COMGERE ser criado. Em outro vídeo, à época, Confecções com fala emocionada, clamou pela reabertura mencionando o risco de demissão de funcionários pelas empresas. Veja um trecho do vídeo a seguir.


O blogueiro Brunno Acácio criticou a postura tomada pelo empresário:

Ainda não houve reunião na Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), mas a entidade aguarda novo diálogo com representantes da Administração Municipal para orientar-se.

No fim da noite de ontem, a CDL ainda publicou uma nota de esclarecimento sobre as declarações de Júnior Confecções:

Ver essa foto no Instagram

⚠️NOTA DE ESCLARECIMENTO ⚠️ A Câmara de Dirigentes Lojistas de Lagarto (CDL), vem por meio desta, esclarecer a respeito de um vídeo divulgado recentemente nas redes sociais, que torna público que a CDL realizaria no dia de hoje, 13/07/2020, uma reunião para tomada de decisão a respeito do fechamento do comércio. A CDL vem a público declarar que, equivocadamente, um associado precipitou-se ao abordar o assunto, desconhecendo todo o andamento das ações. A CDL contesta atitudes como estas que acabam atrapalhando, retrocedendo e invalidando todas as ações realizadas. Ressalta, ainda, que todas as decisões de reabertura ou fechamento do comércio partem de uma comissão da Prefeitura Municipal de Lagarto em convergência com outros órgãos administrativos.

Uma publicação compartilhada por cdllagarto (@cdllagarto) em