Com o atual cenário de pandemia que o mundo enfrenta, a potência do conhecimento científico é uma das ferramentas mais concretas para conter esse problema que adentrou a realidade de cada ser humano. Cientistas do mundo inteiro têm reunido esforços para entender e buscar soluções para amenizar os efeitos do novo coronavírus.

Em Lagarto, o estudante de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Sergipe – Campus Lagarto, Luccas Ribeiro, decidiu se valer do seus saberes para contribuir com o enfrentamento da Covid-19 em seu município. O aluno desenvolveu uma plataforma que monitora a quantidade de acometidos pela doença na cidade, recuperados e óbitos, inclusive notificando os números de cada bairro e também povoado. Com isso, a ferramenta ajuda a ter um controle da incidência do problema na cidade ao fornecer um panorama numérico para as autoridades municipais. 

“Também quero comparar o número de casos diários com a taxa de isolamento social em Lagarto, que é uma das menores de Sergipe”, afirmou.

A iniciativa de criar o Painel Covid Lagarto surgiu de uma necessidade pessoal de Luccas em obter informações sobre a pandemia no município.

De acordo com Luccas, o software ainda não está totalmente pronto. Ele quer aprimorar o design e incluir informações do estado e comparar com as do município; para o jovem, um dos vetores que o levaram a desenvolver o projeto foi o próprio caráter cientificista promovido pelo Instituto Federal que já vem produzindo tecnologia para auxiliar no combate à Covid-19.

“Observando a quantidade de projetos e pesquisas voltados para a população promovidos pela instituição, me senti provocado a contribuir de alguma maneira. Posso dizer que, para além das questões técnicas, o IFS, em especial o Campus Lagarto, tem participação direta nesse meu gesto”, concluiu.

Luccas Ribeiro também foi aluno do ensino integrado do IFS – Campus Lagarto, e é um exemplo de que a ciência e a tecnologia – sendo utilizada para o avanço da humanidade – são dois setores que justificam a necessidade de investimento e valorização da educação, para que talentos como ele possam contribuir cada vez mais com a qualidade de vida do seu lugar. 

O Painel Covid Lagarto pode ser acessado através do link a seguir: www.painelcovidlagarto.com.br.

Com informações de César de Oliveira e Adrine Cabral