Há algumas semanas atrás, imaginar carros, motos e até bicicletas estacionados, com os passageiros assistindo a filmes ao ar livre, no conforto de um cadeira de praia ou dentro do seu veículo, era algo possível de se ver apenas em filmagens ou fotos antigas. Comuns até meados dos anos 80, os cinemas drive-in retornaram ao mercado com a pandemia do novo coronavírus.

“(…) já foram definidos, mas ainda não foram divulgados.”

A ideia se mostrou viável após empresas do ramo, ainda presentes nas regiões sul e centro-oeste do país, registrarem um aumento exponencial no fluxo de espectadores nas últimas semanas. Diversos projetos temporários, então, passaram a surgir e se espalharam pelo Brasil. No nordeste, as iniciativas drive-in ainda são tímidas; já em Sergipe, o primeiro cinema na modalidade, com distanciamento social, será aberto em Lagarto – cidade que há décadas não vê sequer uma sala de exibição tradicional.

O Cine Drive-In foi anunciado na noite da última segunda-feira (6) em sua conta oficial no Instagram. Em poucas horas, a postagem de estreia já contava com centenas de likes e mais de mil recompartilhamentos. O Papa-Jaca será a mídia oficial do evento, cuja previsão inicial de duração é de pelo menos um mês e com programações semanais.

O local, além da estrutura, preço dos ingressos e cronograma de sessões, já foram definidos, mas ainda não foram divulgados pela organização por questões burocráticas. Das informações que já estão disponíveis: (1) a atividade deverá ter início ainda em julho, (2) haverão duas sessões por dia durante quatro dias a cada semana, (3) ao invés de sonorização, os filmes terão o aúdio transmitido através de uma frequência de rádio e (4) a venda dos ingressos será, ou virtualmente, ou na entrada de cada sessão.

O projeto papa-jaca é fruto do apoio da Lora Movie – uma start-up gaúcha especializada em curadoria de cinemas. Conta ainda com o apoio da licenciadora inglesa, com sede no Brasil, de produções cinematográficas, a FilmBankMedia, e da sergipana Ancora Vídeo, que oferece soluções em tecnologia digital para eventos de grande porte. Empresas da região interessadas em publicitar com a produção lagartense, podem contatar a organização através do instagram.

Confira: