No último sábado (20), o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apontou que Lagarto chegou a 377 casos confirmados do coronavírus. Comparado com a semana anterior, alta foi de 50% – isto é, dentro do ritmo visualizado durante todo mês de junho. Se o padrão se mantiver, a matemática mostra que a cidade pode encerrar o mês com mais de 500 casos confirmados.

Atualmente, após o boletim deste domingo (21), são 380 diagnósticos positivos e 13 óbitos. Excluindo os assintomáticos testados pela UFS, a taxa de mortalidade é de 4% em Lagarto. Ou seja, se as altas semanais mantiverem o padrão, ao menos outras 7 mortes deverão ocorrer em Lagarto até o início da próxima semana.

Os dois últimos óbitos foram registrados neste domingo. Foram idosos, um de 91 anos e outro de 101. Há ainda a morte de uma senhora, 61, que segue sob investigação. Conforme apurado pelo O Papa-Jaca, este último, de 101 anos, havia falecido na última terça-feira (16), mas o resultado do teste para covid-19 só saiu na sexta-feira (19) – paciente sofria de Hipertensão Arterial Sistêmica.

Já a morte do idoso de 91, ocorrida durante o domingo, cujo teste já havia saído enquanto ele ainda estava na UTI sob ventilação mecânica, é a que mais chama atenção. Pela primeira vez, apesar de pertencer ao grupo de risco, uma vítima de coronavírus na cidade não possuía qualquer comorbidade. Informação foi apurada pela nossa equipe junto ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, da SES.

Ver essa foto no Instagram

COLAPSO 🏥| @opapajaca apurou junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES) que a taxa média de ocupação nos 30 leitos de UTIs em Lagarto, até este sábado (20), é de 76,6% – entre os internos que já receberam confirmação para coronavírus, 3 são lagartenses. Todas as vagas do HNSC estão ocupadas, assim como as do HUL. Somente o Hospital Campanha segue com 7 vagas, mas, segundo o Prof.º Dr. Thiago Mendes, responsável técnico pela Ala COVID do Universitário, em entrevista ao @opapajaca, o anexo HC segue no aguardo de respiradores e com apenas três médicos que também atuam no HUL. Ou seja, mesmo com 30% de ocupação, o Hospital de Campanha também já saturou. #pandemia #uti #coronavirus #colapso #opj

Uma publicação compartilhada por O Papa-Jaca (@opapajaca) em