A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atestou, por meio do boletim epidemiológico desta quarta-feira (27), o terceiro óbito por covid-19 em Lagarto. O Papa-Jaca apurou, através de fontes na Secretaria de Estado (SES), que a morte registrada ocorreu na segunda-feira (25) e o primeiro resultado do teste saiu no mesmo dia.

A resposta da contraprova só foi verificada na última quarta. A vítima é um homem idoso, de 85 anos, que estava internado em um hospital da rede pública estadual. Ainda conforme apurado por nossa equipe, o idoso sofria de imunossupressão, que é uma comorbidade não-específica, mas ligada à baixa ação induzida ou não do sistema imunológico.

No último boletim, consta ainda um novo diagnosticado ao coronavírus. O Laboratório Central de Sergipe (LACEN), publicou o resultado de 3 dos 63 testes em lagartenses que estavam na fila. O caso positivo foi de um homem, de 44 anos, da zona urbana, que segue em isolamento social.

No entanto, outros cinco casos suspeitos entraram na fila do LACEN, e o número de lagartenses aguardando resultado das testagens fechou o dia renovando recorde: 65. Uma alta por cura também foi registrada, subindo para 57 o número oficial de pessoas curadas. O município registra 127 casos da doença.

Ver essa foto no Instagram

70% OCUPADO | @opapajaca acaba de confirmar que apenas 3 dos 10 leitos de UTI ao coronavírus no Hospital Universitário de Lagarto (HUL) seguem disponíveis. Na última apuração da nossa equipe, junto a fontes da equipe técnica, essa taxa era de 50%. Segundo o boletim epidemiológico da SMS na última terça-feira (26), apenas um dos 70 lagartenses detectados e que atualmente seguem com a doença em sua fase ativa, precisou de internamento numa urgência. Ou seja, os demais seis a ocuparem os leitos do HUL advém da política de racionamento de vagas adotada pela SES em toda rede pública hospitalar no estado. Com o HUSE novamente lotado, o HUL segue sozinho recebendo pacientes de outros municípios, enquanto aguarda o de Campanha e o HNSC ficarem prontos. Leia mais no site. #uti #leitos #sergipe #coronavirus #hul #lagarto #opj

Uma publicação compartilhada por O Papa-Jaca (@opapajaca) em