Na última terça-feira (5), Lagarto conheceu sua primeira vítima do coronavírus. Um senhora de 79 anos, moradora do Jardim Campo Novo, que havia dado entrada na Umidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Universitário de Lagarto (HUL), no sábado (2). O Papa-Jaca conseguiu apurar o relatório clínico da paciente: ela já era acometida pela comorbidade conhecida por DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – associada ao tabagismo.

“Estava fazendo quimioterapia.”

Uma “gripezinha”, talvez, não tivesse enterrado a vítima. Por este motivo que o isolamento social se faz necessário, para que se preservem as vidas daqueles que fazem parte do grupo de risco. De acordo com um estudo do Laboratório de Patologia Investigativa, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), seguindo o ritmo do Sars-Cov-2 por aqui, os atuais 100 leitos de UTI disponíveis no estado deverão sobrecarregar até esta sexta-feira (15). Se a realidade apontada se confirmar, critérios deverão ser criados para definir quem deverá ou não ocupar as vagas que forem surgindo; isto é, quem deverá tentar viver ou simplesmente morrer.

Enquanto isso, hospitais como o Nossa Senhora da Conceição (HNSC) – mesmo após tantos recursos – seguem incapazes de funcionar. Para conter o temor, o Governo do Estado prometeu abrir 12 novos leitos, já nesta segunda-feira (11), em Estância – município do interior mais afetado até o momento, com 61 casos confirmados e 54 suspeitos. Lagarto, atualmente, tem 25 casos e, apesar de não divulgar o total de suspeitos, 14 dos munícipes estão esperando um resultado do Laboratório Central de Sergipe (LACEN).

Entre os sete diagnósticos de hoje, está um senhor de 81 anos que morreu na quinta-feira (7). Também conforme apurado pelo O Papa-Jaca, ele já era uma vítima do câncer de pulmão e estava fazendo quimioterapia. Ele havia dado entrada numa UTI de um hospital privado da capital, porém, o resultado do teste confirmando a covid-19 só saiu no final da noite deste sábado (9). Informações são da Vigilância Epidemiológica estadual (SIVEP), enviadas à nossa equipe.