Na última quarta-feira (6) O Papa-Jaca conversou com membros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Lagarto, que relataram uma reunião que teria circulado o boato quanto a decretação do fechamento total do comércio não-essencial. Alguns estabelecimentos, que estavam podendo permanecer abertos para recebimento de dívidas ou que poderiam funcionar desde que com agendamento, com a lei, deverão encerrar as atividades.

O anúncio que confirma o enrijecimento das medidas de contenção ao coronavírus veio nesta sexta-feira (8) em entrevista da prefeita Hilda Ribeiro (SD) à Eldorado FM. Lagarto já possui 17 casos confirmados da doença e uma morte; a contar dos primeiros casos comunitários, é o município com a velocidade de contágio mais rápida do interior sergipano. Medida passará a valer já na segunda-feira (11).

Conforme apurado pelo O Papa-Jaca, o decreto detalhando a determinação deverá ser assinado na tarde deste sábado (9). Nossa equipe aguarda ainda o envio por parte da In Loco do índice atualizado de isolamento social (IS) no município, com a finalidade de que seja possível uma comparação do IS antes e durante o decreto. O prazo inicial do fechamento – que não é a mesma coisa que um ‘lockdown’ – será de 15 dias prorrogáveis.