Foto de ASCOM/UFS

Encabeçada pela professora de Práticas em Ensino na Comunidade (PEC), a PhD em Psiquiatria Lavínia Teixeira, a 9ª edição da Mostra de Experiências em Saúde levará ao centro comercial de Lagarto todas as atividades realizadas pelo campus da Universidade Federal Sergipe (UFS) ao longo do ano em pelo menos 30 comunidades papa-jacas.

“O primordial é você prevenir e promover saúde.”

A organização do evento é composta por alunos do primeiro ciclo, pedagogicamente divididos em comissões. A aluna de enfermagem, Daniele Oliveira, da comissão de Divulgação, conversou com O Papa-Jaca. De acordo com ela, além das atividades realizadas em todo 2019, a mostra exibirá também atividades culturais diversas – construídas, inclusive, pelos próprios alunos. “A comissão responsável está trabalhando para garantir que a todo momento haja alguma atividade – no palco ou nas tendas”, afirmou a estudante. O Papa-Jaca estará na cobertura fotográfica.

O evento terá início às 9 e seguirá até as 16 horas e terá como local a praça Artur Gomes – mais conhecida como praça da Caixa D’Água e por servir de espaço para atividades populares diversas. Em entrevista ao Portal UFS durante a realização, Lavínia Teixeira pontuou que os alunos “aprendem como funciona o SUS – Sistema Único de Saúde, como deve ser a atenção básica, como as equipes de saúde da família devem ser se comportar”. “Eles aprendem que o importante não é a cura nem reabilitação: o primordial é você prevenir e promover saúde”, concluiu a professora.

Cartaz Oficial. IMG: Reprodução